segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filosofia: : Redação: ‘’ A união corpo e alma é uma junção violenta’’ (Platão)





Para Platão o corpo é classificado como a matéria e a alma é classificada como o espirito, sendo assim, existe uma conexão entre os dois, há uma dependência um do outro, e de certa forma podendo ser classificada como uma união violenta e ao mesmo tempo preocupante pois para Platão a união do corpo e da alma poderia ser algo bastante interessante.
Por ele ser um escritor sofisticado em seus diálogos, muitos escritores modernos e atuais tem colocado em duvida a autencidade de pelo menos algumas destas obras, essas obras foram publicadas em diversas épocas e das mais variantes maneiras, o que levou a diferença nas convenções no que diz respeito á nomenclatura e referenciação dos textos.
Ele não buscava as verdadeiras essências da forma física como buscava Demócrito e seus seguidores. Com a influencia de Sócrates, ele buscava a verdade essencial das coisas. Não poderia buscar a essência do conhecimento nas coisas, pois estas são corruptíveis, elas mudam, surgem e vão.


Filosofia: Redação: ‘’ O intelecto encontra um obstáculo nos sentidos’’ (Platão)





Para Platão, o homem possui uma natureza racional, tendo como consequência a felicidade e a virtude. Porém, a natureza racional do homem pode ser classificada como um obstáculo, sendo assim, ele acaba resumindo a sua ideia na frase: ‘’ O intelecto encontra um obstáculo nos sentidos’’.
Platão pensava que agir moralmente é agir racionalmente e agir racionalmente é filosofar para por fim obter a ideia. 
Vendo que a alma humana é racional, unido com o corpo e aos sentidos, colocando em primeiro a vida moral, que se realize a sabedoria filosofia, a contemplação.
Ele também possuía um pensamento distinto e diferente, após a morte, Platão pensava de maneira geral, que o destino da alma dependia da filosofia, da razão, da religião, entre outros. 

Filosofia: '’Conhece-te a ti mesmo’’ ( Sócrates)





Conhecer a si mesmo é algo de extrema importância, Sócrates queria afirmar que é necessário que o ser humano conheça o seu próprio interior.
O interessante é que Sócrates não escreveu absolutamente nada, tudo o que aprendemos sobre ele, até essa frase mesmo, é culpa dos seus alunos, principalmente Platão.
Para que haja uma compreensão melhor dessa frase, é preciso observar que Sócrates falava que deveríamos nos ocupar com nós mesmos e não se preocupar com as coisas que são passageiras, como por exemplo, a fama, dinheiro, poder, etc.
Permitindo assim o conhecimento da verdade dentro de nós mesmos, uma verdade capaz de atribuir novos conhecimentos, com a belíssima capacidade de saber modificar minha relação comigo mesma, com outras pessoas e com o mundo em geral.

Filosofia: Redação: ‘’Só sei que nada sei’’ (Sócrates)




Sócrates foi uma pessoa que se interessava pelas problemáticas do homem, Sócrates não aprovava a filosofia como persuasão política para os cidadãos que poderiam pagar por conhecimento, ele era uma pessoa honesta e tinha a humildade dentro de si, sendo assim ele criou a frase : ‘’Só sei que nada sei’’.
É possível destacar que quanto mais as pessoas aprendam, por mais que adquiramos conhecimento, nunca será o bastante, poderíamos passar a vida inteira conhecendo novas coisas e nunca  será o bastante, pois vivemos em um mundo repleto de coisas diferentes.
A cada dia que se passa aprende-se mais, porem esse ciclo nunca acabará, o conhecimento é algo infinito e de certa forma podemos afirmar o que Sócrates dizia.
‘’Só sei que nada sei’’, com outras palavras, essa frase diz que o conhecimento que possuímos não é considerado nada se comparado com a diversidade encontrada. Essa firmação caracterizou principalmente a ironia socrática.   

Filosofia: Sócrates.







Sócrates foi um homem fundamental, porem ninguém sabe ao certo se ele existiu realmente. Segundo algumas teorias, ele era filho de escultor e de família abastarda. Platão foi um de seus melhores  alunos, assim como muitos outros filósofos.
Ironia Socrática é quando existe um questionamento de alguém para achar uma resposta.

Filosofia: Sofisma.






Sofistas tem como significado uma pessoa que é aparentemente correta, porem é falso, tendo o objetivo de enganar os outros.  Para Pitágoras o homem é um referencial, e para Górgias o homem falando bem é capaz de convencer qualquer pessoa.

Filosofia: Sofistas.






 Os sofistas possuem como características fundamentais o objetivo de buscar o primordial de coisas existentes. Eram professores que viajavam vendendo os seus ensinamentos práticos da filosofia. É correto afirmar que eles não tinham amor a filosofia, eles queriam era ganhar dinheiro. Foi um período marcado por confrontos intensos, onde queriam persuadir e fazer prevalecer seus interesses individuais.   Era classificado como opostos a ausência do amor pela verdade, a arte da manipulação, etc.
 
Sociologia: Educação. 





Os principais objetivos da educação são: a transmissão da cultura, a adaptação dos indivíduos á sociedade, o desenvolvimento de suas potencialidades e, como consequência, o desenvolvimento da personalidade e da própria sociedade. A criança ao aprender regras de convivência, inicia o seu processo de socialização. Isso acontece desde quando aprendemos a andar, acontecendo assim uma serie de informações para a convivência humana. É um processo permanente que nunca termina, nos acompanha durante toda a vida.
A educação pode ser formal ou informal, a formal embora esteja sempre presente na vida do individuo, em sociedades complexas a educação informal não é o suficiente. A instrução formal é uma modalidade organizada, metódica e seletiva de educação.

Sociologia: A educação na minha vida.



Desde pequena meus pais costumavam dizer em casa que sem estudos ninguém consegue ter um futuro digno e confortável. Eles me mostraram que para ser ‘’alguém na vida’’ era necessário que eu me preocupasse desde cedo. De alguma forma eu afirmo que eles estão corretos em pensar assim, pois eles sempre desejaram o melhor para mim.
Então, sempre os meus pais se sacrificaram trabalhando para poder  pagar até uma escola que possuísse um ensino bom. Vendo e convivendo cm toda a preocupação deles, eu valorizo todo o esforço que sempre fizeram, eu quero dá-los   orgulho.
São por motivos como esses que desde criança procuro estudar e me esforçar para aprender todos os conteúdos que os professores ensinam, pretendo fazer uma faculdade, passar em um concurso publico e federal, estabilizar uma ótima situação financeira, constituir uma família e realizar todas os meus objetivos. 
Sociologia: Escritores da Liberdade.



O filme aborda uma realidade enfrentada por muitas pessoas. Relata a historia de uma professora que vai ensinar em uma escola para adolescentes de ensino médio, que são considerados maloqueiros, violentos e até vagabundos. Quando a professora observou os grandes problemas que seus alunos enfrentam teve a preocupação de adotar novos métodos e incentivar a seus alunos a estudar, mesmo com a situação vivenciada pelos mesmos.
 O filme é uma lição de vida, e merece ser elogiado em todos os aspectos, sua importância na educação como exemplo de transformação de pessoas e sociedades é fundamental para a o incentivo de que se realmente quisermos poderemos transformar o nosso futuro em algo melhor, em algo que desejamos vivenciar, Esse filme têm um papel indispensável no incentivo de novas realidades na sociedade.



Sociologia: Plano Collor I e II.  





Plano Collor foi o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos feitos para estabilizar a inflação criada durante a presidência de Fernando Collor de Mello ( 1990-1992)

O objetivo desses dois planos feitos por Collor, foi de estabilizar a inflação pelo ‘’congelamento’’ do passivo público e restringindo o fluxo de dinheiro para parar a inflação inercial. O congelamento causou uma forte redução no comercio e na produção industrial. Com algum tempo, ele incluiu novos congelamentos de preços e a substituição de taxas com novas ferramentas fiscais que incluíam no seu cálculo as taxas de produção antecipada de papeis privados e federais. Conseguiu produzir apenas um curto prazo de inflação, que retornou a subir novamente em maio de 1991. Algumas medidas adotadas foram: o aumento de preços dos serviços públicos, como gás, energia elétrica, serviços postais,  80% de todos os depósitos, das contas correntes ou das cadernetas de poupança, foram congelados por 18 meses, substituição da moeda corrente que era o cruzado novo pelo cruzeiro.


Sociologia:  Educação e sociedade.


Com o passar do tempo é possível observar a diferença existente entre a educação antiga e a atual na sociedade. Antigamente observamos uma educação mais rígida, de certa forma grosseira, onde os filhos mal conversam com os próprios pais. Atualmente, vemos uma educação corrompida de certa forma, não tão rígida se comparado com a educação dos nossos avos. Os valores estão sendo invertidas, as pessoas não respeitam mais umas as outras, como era visto na época dos nossos pais e avos. Esta sendo trocado os valores e os princípios dentro da uma sociedade.